Toxicologia

 

O que é?


 É um ramo da farmácia que envolve os conhecimentos de várias áreas como a farmacologia, a biologia, a química, e a bioquímica.
 

 

 

     Faz uma investigação toxicológica humana no indivíduo vivo ou no cadáver que tem como principal objectivo a detenção e quantificação de substâncias tóxicas com fins judiciais. Neste tipo de exames podem ser analisados vários tipos de amostras, tais como, órgãos colhidos na autópsia, fluidos biológicos (por exemplo: sangue, urina, sémen), produtos orgânicos e inorgânicos suspeitos (líquidos, sólidos, vegetais).

 

As intoxicações podem ser:


    -Criminais (com o intuito de matar ou ferir alguém);
    -Legais (pena de morte);
    -Acidentais (alimentares, mordedura de animais, absorção acidental, medicamentos);
    -Voluntárias (lesões auto infligidas, toxicodependência e terapêutica9;
    -Indeterminada (não é possível estabelecer a sua causa).

 
 
Terminologia básica em toxicologia 

 

 
Distinguem-se também 3 formas de intoxicação:


     -Agudas – devidas a exposição de pequena duração e de absorção rápida do tóxico. Revelam-se rapidamente e o seu desaparecimento no organismo ou a morte ocorrem em pouco tempo.
     - Sub – agudas - devidas a exposições frequentes ou repetitivas durante algum tempo antes do aparecimento dos sintomas da intoxicação.
     - Crónicas -devidas a uma exposição repetida durante um longo espaço de tempo em que a intoxicação só se manifesta depois da acumulação de pequenas doses de tóxico ou dos efeitos adicionais das exposições

 

Análise Toxicológica

 
Testes Preliminares:


    • Recolha das características da substância (se possível);
    • Realização de um “teste de cor”: coloca-se uma amostra da substância, em contacto com um determinado reagente, o que provocará uma alteração da sua cor (exemplo: a cocaína em contacto com o Tiocianato de Cobalto (ll) adquire uma tonalidade azul-esverdeada).

 

Algumas da técnicas utilizadas:


    • Cromatografia Líquida de alta eficiência;
    • Cromatografia Gasosa.
    A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas, sendo possível determinar a concentração ou a massa dos componentes da amostra.
    • Espectrometria de massa: é um método para identificar os diferentes átomos que compõem uma substância, bombardeando-a com electrões produzindo iões, ou átomos electricamente carregados. Os iões alteram um campo magnético que altera as suas trajectórias de modos diferentes, dependendo das suas massas. A análise destas alterações fornece-nos um espectro de massa (característico de cada átomo), que nos permite identificar a substância analisada.
    • No caso de disparos, é possível analisar resíduos de pólvora e de gases presentes na roupa e nas mãos do criminoso, através da utilização de um Microscópio Electrónico de Varrimento, capaz de produzir imagens de alta resolução (3D) da superfície de uma amostra.