Entomologia

 

O que é?


    A Entomologia Forense é o estudo dos insectos, associados à decomposição de um cadáver humano com a finalidade de, para efeitos legais, se determinar a data da morte e, se possível, deduzir as circunstâncias em que esta ocorreu.
    Esta ciência é utilizada com um tempo de morte superior a 3 dias, visto que em tempos inferiores, existem outros métodos forenses igualmente precisos. Porém, após três dias, as evidências fornecidas pelos insectos são frequentemente mais valiosas, e às vezes, o único método de se determinar o PMI (intervalo post mortem). É dos parâmetros que os médicos forenses sentem mais dificuldade em calcular e neste caso os insectos são óptimos indicadores.
    A Entomologia resolve questões como o local e a causa da morte, origem de substâncias ilícitas (em particular, cannabis) e maus tratos a crianças ou bebés.

 

1. Intervalo post mortem (PMI)


    Na medicina legal uma das questões mais críticas é "Quando é que a morte ocorreu?" A determinação do intervalo post mortem é, frequentemente dada por patologistas e antropólogos forenses e, raramente é consultado um entomólogo.

 

2. Causa da morte


    Drogas e tóxicos presentes nos corpos afectam a velocidade do desenvolvimento de insectos necrófagos. Cocaína, heroína, metanfetaminas, entre outras, têm mostrado efeitos no desenvolvimento das larvas e da decomposição, podendo indicar um caso de morte por ingestão de dose letal das mesmas.
    Pela voracidade das larvas, os fluidos do corpo e partes macias necessárias para as análises toxicológicas desaparecem, sendo então, necessário identificar esses medicamentos e substâncias tóxicas no corpo de larvas de insectos necrófagos que se alimentaram desses cadáveres contaminados.

 

3. Local da morte


    Baseado na distribuição geográfica, habitat natural e biologia das espécies recolhidas na cena da morte, é possível determinar o local onde a morte ocorreu.

 

4. Origem de Substâncias Ilícitas


    Pode-se identificar a origem da Cannabis, com base na identificação dos insectos que acompanham a droga, sendo então possível delinear a rota de tráfico através da distribuição geográfica dos insectos.

 

5. Maus tratos


    A ciência pode ainda ser utilizada em casos de maus tratos a crianças. É possível precisar o número de dias, durante os quais, o bebé ou criança foi privado de cuidados de higiene.

 

Objectivos da Entomologia Forense


O principal uso da Entomologia diz respeito à determinação de quando ocorreu o crime. Podem ser usados dois métodos:


    • Usando a sucessão entomológica
    • Usando a idade e o desenvolvimento das larvas.