Criminologia

 

O que é?


    A criminologia consiste no estudo pluridisciplinar do fenómeno criminal, articulando os conhecimentos de diferentes áreas científicas com o propósito final de conhecer o crime, o delinquente, a vítima, a criminalidade e a reacção social ao crime. É constituída por várias ciências tais como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, a politica, etc. 


 


    Como em outras ciências, também a criminologia tem tentado eliminar o conceito de “causa”, substituindo-o pela ideia de “factor”, isto é, não reconhecer apenas uma causa do crime, mas sim os factores que possam desencadear o efeito criminoso (factores biológicos, psíquicos, sociais, …). Um dos deveres da criminologia é elaborar uma série de teorias e hipóteses sobre as razões para o aumento de determinado crime.

 

 

 

Objectivos de um criminologista

    
Um criminologista procura:


    • Fazer um diagnostico do crime;
    • Tipologia do criminoso;
    • Classificação do delito cometido;
    •  Antecedentes vivenciais e emocionais do delinquente;
    •  Motivação pragmática para o crime.

 

Tipos de crime 

 

Crimes de ódio


    Os crimes de ódio são motivados pelo preconceito, são crimes cometidos quando o criminoso selecciona intencionalmente a sua vítima em função desta pertencer a um certo grupo.
    Os crimes de ódio podem assumir as seguintes formas: ataques físicos, ameaça de ataque ou insultos e abusos verbais.

 

 

Terrorismo


    Terrorismo é uma estratégia política que consiste no uso de violência, física ou psicológica, em períodos de paz, por indivíduos ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida, através de ataques a um governo ou à população que o legitimou, de modo que os estragos psicológicos ultrapassem largamente o círculo das vítimas. A religião é a causa mais comum nos actos terroristas.

 

 

 Assassinos em Série

 

    Os assassinos em série (serial Killers) são uma dificuldade para a psiquiatria, pois não se encaixam em nenhuma linha de pensamento específica.

 

 

 
Assassinos em massa

 

     Um assassino em massa é um assassino que mata várias pessoas de uma só vez, não se preocupando com a identidade destas.
     Dentro dos assassinos em massa existe os assassinos em série, que elegem cuidadosamente as suas vítimas, tomando uma característica em comum como factor de selecção.

 


Assassinos Sádicos
 

    Um assassino sádico é uma pessoa que obtém um certo prazer erótico quando realiza actividades que infligem dor ou sofrimento a outros. Contudo, o objectivo deste tipo de assassino não é, obrigatoriamente, a obtenção de prazer pela agonia do outro, mas sim, sentir o prazer sobre o outro, sentir o domínio sobre o sofredor, tentando converte-lo num objecto impotente à vontade do sádico. Por isso, o objectivo mais importante para um sádico é conseguir o sofrimento.

 

  

Personalidade Múltipla

 

    Explica-se como sendo uma patologia, em que a personalidade está fragmentada em duas ou mais personalidades, que são distintas e que possuem um controlo total do comportamento do sujeito. A personalidade criada pelo sujeito normalmente é algo que lhe falta, ou algo que gostaria de ser.

 

 
“Em todos os actos criminosos está presente uma história”